18 maio 2012

Participação do NSI numa reunião internacional


O Nós Somos Igreja - Portugal (NSI-PT) participou na recente reunião da Rede Europeia Igreja em Liberdade, da qual é membro. Esta reunião teve lugar em Freising, Alemanha.

Para além das reuniões de trabalho, ouve duas oficinas e uma reunião informal do Movimento Internacional Nós Somos Igreja (IMWAC).

Uma das oficinas foi sobre a Europa, e nela se debateu a Aliança para uma Europa Secular (AES), uma rede de organizações que trabalham junto do Conselho da Europa, congregando organizações cristãs e não cristãs que trabalham para o igual reconhecimento de religiões, crenças e convicções ao nível europeu e pela separação de igreja e estado. No fim da reunião a Rede Europeia tornou-se membro da AES.

A outra oficina foi sobre o projecto Council 50, que pretende fazer um grande encontro em Roma, em Dezembro de 2015, por ocasião dos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II. Até lá, as organizações participantes no projecto (entre as quais o NSI-PT) preparam este encontro organizando em cada país actividades que celebram o espírito do Concílio e o retomam. Em Protugal já foram organizadas várias conferências.

Está prevista já este ano, perto do dia 11 de Outubro, data de abertura do Concílio, uma Conferência de Imprensa em Roma, com a participação de várias organizações. 

Na reunião informal do IMWAC fez-se o ponto da situação presente, em termos de relação entre a hierarquia católica e a igreja em geral. Foram mencionados:

- A Iniciativa Pfarrer, que foi mesmo mencionada pelo papa na homilia de quinta-feira santa
- A recente crítica à organização "Leadership Conference of Women Religious", de religiosas norte-americanas,
- Alguns teólogos recentemente silenciados.

Pode ler algumas notícias sobre estes assuntos na página de notícias do IMWAC.

Foram também discutidos alguns aspectos da colaboração do IMWAC no projecto Council 50.

Sem comentários:

Enviar um comentário