23 maio 2014

Excomunhão de Martha e Gert Heizer

Por celebrar eucaristias em sua casa como se praticava nos tempos das comunidades de base, ou seja, sem a presença dum padre ordenado, dois católicos austríacos, Martha e Gert Heizer, receberam uma notificação da Diocese de Innsbruck de que tinham sido excomungados. Ambos recusaram receber a notificação por porem em causa a integridade dos procedimentos.

Martha e Gert Heizer mais não fazem do que coerentemente unir a prática e o ensinamento de Jesus para tornar o Evangelho mais acessível e mais compreensível a todos. Este é o caminho que a igreja terá que seguir no futuro usando os chamados viri probati (e por que não as mulieres probatae) para permitir a celebração da missa, um momento de fé da comunidade cristã, por todos os baptizados e baptizadas, ou seja, por todos os membros do povo de Deus. Pelo mundo existem muitas situações idênticas, por exemplo, na América Latina, onde a presença do sacerdote nem sempre está garantida.

Em comunicado de imprensa, Martha e Gert Heizer mostraram-se "profundamente chocados por se encontrarem na mesma categoria dos padres pedófilos". Na sua opinião, "este procedimento mostra como a Igreja Católica precisa de renovação".

Martha Heizer, pedagoga e professora de religião, agora reformada, foi um dos elementos do grupo que lançou em 1995 a Petição do Povo de Deus e é actualmente a coordenadora do Movimento Nós Somos Igreja Internacional”.

O Movimento “Nós Somos Igreja - Portugal” exprime a sua solidariedade com Martha e Gert Heizer e confirma o seu lugar dentro da igreja de que fazem parte, defendendo a fé e a mensagem do Evangelho, e não somente o direito canónico.

Sobre o assunto, leia também o comunicado do NSI - Itália.

2 comentários:

  1. Por amor de Deus. Solidários contra uma decisão do Santo Padre??? Mas que raio de Católicos são?

    ResponderEliminar
  2. O Santo Padre, mesmo Francisco I com suas ideias renovadoras, não é infalível... Somos humanos. Somente o retorno do Mestre Nazareno poderá nos reunir novamente. Até lá, os embates serão comuns - e até necessários para nossa evolução espiritual.

    ResponderEliminar