O NSI-Pt deseja a tod@s uma
Santa e Feliz Páscoa
Entre a
Sexta-Feira Santa e a Páscoa: Sábado
Pe. Anselmo
Borges
Crentes ou não crentes - quem o disse foi George
Steiner - é em Sábado que vivemos. Que é que isto quer dizer? Todos, de um modo
ou outro, em nós mesmos e no mundo, constatamos e vivemos a Sexta-Feira Santa
do sofrimento, do horror, da violência, do silêncio e da noite, e todos, de um
modo ou outro, de forma mais explícita ou menos explícita, mais consciente ou
menos, é pelo Domingo, o Domingo da Páscoa, que suspiramos e esperamos, a
Páscoa da salvação.
O que nestes
dias os cristãos celebram é este Sábado, que pertence ao núcleo da existência
cristã, como disse São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios: "Se Cristo
não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã também a vossa fé. Se nós temos
esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os
homens. Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã
morreremos". Evidentemente, a ressurreição implica por si mesma uma
meditação sobre a morte e o sentido último da existência. Uma meditação sobre o
Sábado, no qual vivemos.
1. Na história
gigantesca do universo, com 13.700 milhões de anos, o sinal distintivo de que
há Homem, não já simplesmente algo, mas alguém, são os rituais funerários. A
partir daí, já não estamos em presença de um animal qualquer, mas do ser
humano, que sabe que sabe, que tem consciência de si, consciência de que é
mortal, e que, nem que seja de modo confuso, espera para lá da morte. A
consciência da morte e a esperança constituem, portanto, na História do mundo,
uma novidade essencial e radical.
Perante a morte
e a mortalidade, surge a interrogação fundamental, que está na base das artes,
das filosofias, das religiões: o que é o Homem? Sabemos que somos mortais, mas
ninguém sabe o que é morrer, ninguém sabe o que é estar morto, nem sequer para
o próprio morto. Face à morte, a linguagem falha. Assim, dizemos, perante o
cadáver do pai ou da mãe, de um amigo: ele/ela está aqui morto/morta. Ora, o
que falta é precisamente o pai, a mãe, o amigo, pois o que ali está não passa
de restos mortais e lixo biológico. Ou dizemos que os levamos à sua última
morada. Ora, quem se atreveria a enterrar ou a cremar o pai, a mãe, um amigo?
Também dizemos que os vamos visitar ao cemitério. Ora, nos cemitérios, com
exceção dos vivos que lá vão, não há ninguém. O Evangelho é cru: nos
cemitérios, só há ossos e podridão. Então, o que há realmente nos cemitérios,
para serem considerados lugares sagrados, de tal modo que a violação de uma
sepultura constitui, em todas as culturas, uma profanação e um crime nefando? O
que há nos cemitérios não é senão essa pergunta radical: O que e o Homem?, o
que é ser Homem?
Mas hoje a
morte é tabu. Disso pura e simplesmente não se fala. É de mau tom chamar o tema
à conversa. Se, tradicionalmente, tabu era o sexo, atualmente, a morte é que é
o tabu. Mente-se às crianças, evita-se o luto, pois a grande mentira-ignorância
das sociedades contemporâneas, desenvolvidas, técnicas, é a morte. Pela
primeira vez na história da Humanidade, temos uma sociedade que se funda no
tabu da morte, com todas as consequências. De facto, não se pense que a morte
já não é problema. Pelo contrário, numa sociedade que se julga omnipotente e é
poderosíssima nos meios, mas sem finalidades humanas, de tal modo a morte é
problema, o único problema para o qual não tem solução que a solução é
precisamente ignorá-lo, viver como se ele não existisse.
As razões do
tabu são múltiplas. Fundamentalmente, o que se passou é que a razão esqueceu as
suas múltiplas dimensões, ficando reduzida à razão instrumental, à eficiência,
ao cálculo, à técnica, e o que importa é o sucesso imediato, o êxito, a
juventude, o prazer, a eficácia, o consumismo sem fim. Por outro lado, vai-se
impondo a desafeição face à religião, a fé vai rareando. Ora, perante a morte,
o Homem faz a experiência de que não é omnipotente, de que não pertence a si
mesmo, mas ao Mistério. Assim, perante a erosão da fé, cada vez se acredita
menos na vida eterna. Vivemos, pois, numa sociedade sem Eternidade. Ora, sem
eternidade, desfaz-se o tecido do tempo, que já não faz texto, pois só ficam
instantes que se devoram, na imediatidade do gozo do momento, que se segue a
outro momento, na voragem da repetição, do tédio e do sem sentido.
A crise do
nosso tempo é uma crise global: financeira, económica, social, política, moral,
religiosa. Mas é fundamentalmente uma crise da morte. Esta sociedade, para ser
o que é, teve de fazer da morte tabu, esquecê-la.
Para
reencontrar a sabedoria, impõe-se voltar ao pensamento sadio da morte. Não para
envenenar a vida, mas, pelo contrário, para viver humanamente e em
autenticidade. O pensamento sadio da morte dá-nos a consciência do limite,
obrigando, portanto, a viver intensamente cada momento como único. A existência
e as suas decisões não admitem adiamentos. Por outro lado, perante a morte,
somos remetidos para a liberdade e a ética e a urgência da existência autêntica,
pois o confronto com a morte leva à distinção entre o bem e o mal, o justo e o
injusto, o que verdadeiramente vale e o que não vale. A consciência da
mortalidade desperta para a compaixão e a consciência da fraternidade humana:
somos mortais; logo, somos irmãos. Quem quiser saber o que vale um homem e o
que orienta verdadeiramente a sua vida pergunte-lhe o que faria, se soubesse
que ia morrer no dia seguinte.
2. Como disse
Ernst Bloch, filósofo marxista, ao mesmo tempo ateu e religioso - ele que
esperava que a última música que ouvisse não fosse a das pazadas de terra na
sepultura -, "o cristianismo, na concorrência com outros profetas da
imortalidade e da sobrevivência, venceu em grande parte graças à proclamação de
Cristo: "Eu sou a Ressurreição e a Vida". Não propriamente graças ao
Sermão da Montanha. No século I depois do acontecimento do Gólgota, a
ressurreição foi referida ao Gólgota de uma forma inteiramente pessoal, de tal
modo que pelo baptismo na morte de Cristo se experiencia a ressurreição com Ele.
Imperava então um desespero apaixonado, que hoje nos parece incompreensível e
representa um acentuado contraste com a nossa indiferença. Mas nada impede que
dentro de cinquenta anos (porque não dentro de cinco?) volte essa neurose ou
psicose de angústia da morte, de tipo metafísico, com a pergunta radical: para
quê o esforço da nossa existência, se morremos completamente, vamos para a cova
e, em última instância, não nos resta nada?"
Outro grande
filósofo alemão, J. G. Fichte, escreveu que o ser humano não deixará facilmente
de resistir a uma vida que consistisse em "eu comer e beber para apenas
logo a seguir voltar a ter fome e sede e poder de novo comer e beber até que se
abra debaixo dos meus pés o sepulcro que me devore e seja eu próprio alimento que
brota do solo"; como poderei aceitar a ideia de que tudo gira à volta de
"gerar seres semelhantes a mim, para que também eles comam e bebam e
morram e deixem atrás de si outros seres que façam o mesmo que eu fiz? Para quê
este círculo que gira sem cessar à volta de si?... Para quê este horror, que
incessantemente se devora a si mesmo, para de novo poder gerar-se, gerando-se,
para poder de novo devorar-se?"
Assim, para o
ser humano é tão próprio saber que é mortal como esperar para lá da morte. Há
aquelas perguntas infinitas: Porque há algo e não nada? Quem sou? Para onde
vou? Onde estarei, quando cá já não estiver, como inquiria Tolstoi? É
insuportável andar, na vida, de sentido em sentido e, no fim, afundar-se no
nada. Se tudo desembocasse no nada, que valor teria a distinção entre bem e
mal, honestidade e desonestidade, honradez e mentira, verdade e falsidade,
justiça e injustiça, já que, no fim, tudo se afundaria no nada e tudo seria o
mesmo: precisamente nada?
Há aquela
pergunta infinita, que atravessa a História: quem fará justiça às vítimas
inocentes? Há um clamor na História por causa da dívida para com as vítimas da
injustiça e do horror. Quem pagará essa dívida? Quem pode fazer a reconciliação
com tanta injustiça e sofrimento dos inocentes? Em diálogo com a Escola Crítica
de Frankfurt, tão sensível às vítimas da História e à exigência de uma justiça
universal cumprida, Bento XVI reconheceu que a necessidade individual da
realização plena e da imortalidade do amor já é "um motivo importante para
crer que o Homem está feito para a eternidade", "mas só o
reconhecimento de que a injustiça da História não pode de modo nenhum ter a
última palavra" convence da necessidade da ressurreição dos mortos e da
vida eterna. Perante a alternativa do absurdo ou do mistério, é sensato optar,
com razões, pelo Mistério que salva, entregando-se-lhe confiadamente na fé, na
esperança e no amor.
A curto, a
médio, a longo prazo, todos foram estando mortos. A curto, a médio, a longo
prazo, todos iremos, todos irão estando mortos, e, lá no final, só há uma
alternativa, porque todos caminhamos para a eternidade: a eternidade do nada ou
a eternidade da vida plena em Deus.
O cristianismo
mantém-se ou afunda-se pela verdade e a fé ou não no Jesus que foi crucificado
e que é agora, para sempre, o Vivente em Deus. Os discípulos que, como Jesus,
confessavam cada dia, na Shemoné Eshré, a fé no "Deus que ressuscita os
mortos" e que tinham acreditado em Jesus como o Messias continuaram a crer
nele, após a sua morte, uma morte que testemunhava o que foi o centro da sua
vida e mensagem por palavras e obras até à morte: que Deus é Amor. Depois da
crucifixão, reflectindo, aprofundaram a convicção avassaladora de fé de que
Jesus não morreu para o nada, mas para o interior da vida de Deus, como
promessa e esperança de vida plena e eterna para todos. O Deus que tudo criou
por amor a partir do nada, a quem Jesus se dirigia como Abbá (Pai/Mãe), não é
um Deus de mortos, mas de vivos. E disso deram testemunho até à morte,
testemunho que chegou até nós.
*Padre e
professor de Filosofia
in DN
21.04.2019
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