Na obra que acaba de publicar, L'avenir de Dieu, que é o seu
"testamento" intelectual, espiritual e religioso, Jean Delumeau, 92
anos, depois de mostrar que a grande falha da Igreja foi ter-se convertido em
poder, como vimos no sábado passado, apresenta "pistas e proposições"
para o futuro.
1. O governo da Igreja. Não tem o governo da Igreja Católica de "ser
profundamente repensado e reconstruído", devendo estar "mais atento
do que no passado aos desejos e aspirações dos fiéis"? Não deveriam estes
"poder escolher os seus representantes que constituiriam uma espécie de
parlamento da catolicidade?"
Antes, isso era irrealizável. Mas actualmente o mundo tornou-se uma pequena
aldeia na qual todos podem comunicar instantaneamente entre si no planeta.
Então, porque é que não poderei "manifestar o desejo de que os futuros
responsáveis da Igreja Católica ao mais alto nível sejam um dia eleitos por um
parlamento mundial dos fiéis para um mandato por tempo determinado? Em que é
que esta prática atraiçoaria a mensagem de Cristo?"
2. A "Humanae vitae". Com este tipo de governo, as decisões
quanto à vida sexual dos fiéis não seriam contrárias ao bom senso, pois não
seriam tomadas por "poderes eclesiásticos compostos unicamente por
celibatários". "Hoje, parece inconcebível e inadmissível para os
nossos contemporâneos que Paulo VI tenha publicado a encíclica "Humanae
vitae" depois de ter autoritariamente retirado o dossiê da contracepção
das deliberações do concílio Vaticano II. Nestas condições, para quê reunir um
concílio ecuménico? Aliás, muitos canonistas pensam que esta encíclica, que
esvaziou as igrejas, não é válida, pois não foi "recebida" pelo povo
cristão."
3. A lei do celibato. Há uma série de reformas urgentes, que "a civilização
em que estamos mergulhados impõe". Por exemplo, "não impor mais o
celibato aos padres (o que não impediria em nada a existência de fiéis que
livremente escolham o celibato, para se consagrar inteiramente à Igreja e à
oração)".
4. A mulher na Igreja. Impõe-se "valorizar o lugar da mulher na
Igreja", indo aliás ao encontro de várias práticas das primeiras
comunidades cristãs. "Esquece-se demasiado que o cristianismo,
historicamente, contribuiu em grande medida para a libertação da mulher."
Deseja, pois, "com uma forte convicção, a reabilitação plena e completa da
mulher no catolicismo". Estamos ainda muito longe, mas é por isso que os
dignitários da Igreja Romana, que actualmente são só homens, devem finalmente
tomar consciência de que estamos na civilização da "inovação absoluta, a
que devemos fazer face, desembaraçando-nos dos reflexos, desconfianças e
interditos herdados de um passado superado. Ora, não encontraremos nos
Evangelhos nem razões teológicas nem maldições eternas a sancionar o "sexo
fraco". Atendendo à evolução recente e inédita da nossa civilização, o
catolicismo deve, portanto, imperativamente, dar finalmente à mulher todo o seu
lugar, em igualdade com o do homem, no governo de uma religião que se quer
universal e comum aos dois sexos. O êxito de uma nova evangelização passa, na
minha opinião, pela reabilitação completa da mulher nas Igrejas cristãs. Por
imperativo da minha alma e consciência, e antes do silêncio que em breve a
morte me imporá, quero lançar um grito de alarme: na minha opinião, a salvação
e o futuro do cristianismo, e nomeadamente do catolicismo, passam por esta
completa reabilitação da mulher. E não hesito em colocar a questão, que não é,
na minha opinião, de modo nenhum sacrílega: porque é que uma mulher não poderia
um dia ser eleita para a sede de Pedro?"
5. O pecado original. Também aqui se impõe reflectir. Para se não cair
na aberração daquelas boas mães que não ousavam beijar o bebé enquanto não
fosse baptizado.
Hoje, já se percebeu que o Livro do Génesis não é um documento histórico e,
por causa da evolução, já não é possível pensar que Adão e Eva foram criados
"adultos, belos e perfeitos, num maravilhoso paraíso terrestre": é
claro que a humanidade se desprendeu lenta e progressivamente da animalidade e já
não podemos "fundar uma culpabilização hereditária do homem e da mulher
sobre a narrativa do Génesis". No judaísmo, não há lugar para um pecado
original. Jesus nunca falou do pecado original e até recomendou aos discípulos
que, para entrarem no reino dos céus, fossem como crianças... que brincavam
numa rua vizinha e que "não tinham recebido o baptismo".
6. Mudar a linguagem. Por exemplo, ninguém entenderá hoje o significado de
expressões do credo, como "desceu aos infernos", "subiu aos
céus", "ressurreição da carne".
7. Impõe-se a unidade das Igrejas cristãs e o diálogo inter-religioso, e
não se pode ignorar a ciência. Os cristãos precisam de acolher inovações que,
no princípio, parecerão incómodas, mas, depois, "portadoras de um futuro
religioso durável e fecundo".
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo
Ortográfico
Diário de Notícias 16 de
janeiro de 2016
http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/interior/o-futuro-da-igreja-2-4982779.html
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