11 outubro 2012

11 de Outubro 1962-2012

Que data tão maravilhosa celebramos no dia 11 de Outubro de 2012! O cinquentenário da abertura de um dos maiores e mais transformadores eventos do século XX, o Concílio Vaticano II. Esta magna assembleia da Igreja Católica, convocada pelo homem de Deus o Papa João XXIII, foi um acontecimento profético, onde o Espírito Santo parecia andar à solta. Eu tinha 19 anos, pertencia à Acção Católica e recordo as emoções que sentimos, como católicas e católicos, perante a perspectiva de uma Igreja mais fiel ao espírito de Jesus nos Evangelhos - amor, inclusão, tolerância, respeito, abertura. João XXIII queria que o Concílio fosse ‘um novo Pentecostes’ e devido aos esforços e orações de tantas pessoas, de facto, a Igreja como instituição e a Igreja como Povo de Deus ficaram marcadas para sempre por um espírito novo.
Evidentemente que há muitos que querem retroceder aos tempos pré-conciliares mas é igualmente evidente que, apesar dos esforços realizados nesse sentido pelos actual e último papa e pela  Cúria Romana,  nunca vai ser possível apagar a imensa energia e esperança libertada.Transformou-se a pastoral que ‘passou a ser mais alicerçada na igual dignidade de todos os fiéis e a ser mais  virada e aberta para o mundo.’ Houve uma profunda reforma litúrgica que nos trouxe a alegria de podermos celebrar a eucarística na língua vernacular, entre outros aspectos. Aceitou-se como valor a liberdade religiosa, promoveu-se o ecumenismo, ou seja o diálogo com outras igrejas cristãs e reconheceu-se que fora da Igreja também pode haver salvação. Ficou escrito que o Povo de Deus, ou seja o conjunto dos baptizados, constituem a Igreja. Nós todas e todos somos Igreja, o que nos exige uma prática de fé muito mais exigente e responsável.  Entretanto, é fácil encontrar milhares de páginas sobre o Concílio Vaticano II na internet.
Ana Vicente

1 comentário:

  1. Sei que José Maria Castillo estará em Lisboa, brevemente, a propósito dos 50 anos do Concílio, a convite de NSI. Também andamos a re-ler criticamente o Concílio pela mão de Castillo, aqui pelo Norte.
    http://asaladecima.blogspot.com/
    [tag CE VATICANO II]

    ResponderEliminar